Além da Ribeira

É uma jovem freguesia de Tomar, rica em tradição e belezas naturais. Criada em 1985 através da Lei n.º 103/85, de 04 de Outubro, altura em que foi desanexada da vizinha freguesia de Casais.

O nome da freguesia conduz-nos, por si só, a uma realidade geográfica muito própria: a beleza das suas paisagens, nas margens do Nabão, que ternamente seduzem os seus visitantes e convidam a um passeio demorado ou ao simples descando. Em especial a popular “praia dos tesos”, com o seu moinho de água arruinado, é um local de visita obrigatória. Os extensos pinhais da freguesia encantam também qualquer um. Quase se podia dizer que Além da Ribeira é uma mancha verde de extrema beleza.

A maior parte da população de Além da Ribeira dedica-se à agricultura. Assim o ditaram as condições geográficas. Vastos terrenos férteis, irrigados por diversas noras que tiram a água do rio. Existe ainda alguma indústria: pequenas oficinas de serralharia, pintura, mecânica, carpintaria, mármores, lagares de azeite e outras. No entanto a maior parte da população ativa trabalha fora da povoação.

Pedreira

Freguesia de interesse cultural e turístico, a Pedreira conserva, ainda hoje, muito do seu passado.

Desde a conservação das suas casas em cantaria, aos vestígios arqueológicos, à gastronomia, à cultura e folclore, ao seu passado musical e à conservação da sua envolvente natural, esta Freguesia continua a ter no seu nome, Pedreira, todo o esplendor dos seus antepassados.

Foi criada em 5 de Maio de 1928, através do Decreto nº 15436, desanexando-se nessa altura da freguesia de Carregueiros, com os lugares de Arrascada, Cadaval, Pedreira, Porto de Cavaleiros, Prado, Quinta da Granja e S.Simão.

As fortes tradições históricas da Pedreira estão representadas no próprio nome da freguesia. Com efeito, foi daqui que saiu todo o trabalho de cantaria que embeleza a Zona Histórica de Tomar. As oficinas do ramo hoje existentes na povoação são a réstia de um passado brilhante.

Com cerca de 600 habitantes, Pedreira é uma freguesia que aposta sobretudo na indústria de transformação de mármores e seus derivados e na indústria do papel. Aliás, esta atividade é aquela que, juntamente com a da pedra, tem mais tradições na Pedreira.

As seculares fábricas de Papel do Prado, edificada sob as ordens do Marquês de Pombal em 1775 e de Porto de Cavaleiros em que ambas contribuíram para um grande crescimento económico da freguesia no passado.

Pedreira é uma bela povoação, rodeada de água por quase todos os lados: ao norte, a linha de água que passa ao sul do lugar de Bárrio; pela nascente, o rio Nabão; ao sul, a ribeira que nasce no Casal da Azinheira, a partir da sua confluência com o rio Nabão.

Como alguém já referiu em relação à freguesia, “Pedreira reflete no Nabão a beleza e a memória dos Templários”.